Sábado, 31 Jul
FARMÁCIAS:   Lisboa - Farmácia ...
    |    TRÂNSITO:   Gondomar  
Trânsito condicionado no IC29 no sentido Porto - Gondomar entre o nó de São Cosme e o nó de São Pedro da Cova. (Motivo: Manutenção - Faixa: Direita)
  IC29
    |    TEMPO:   Lisboa   Limpo   min: 17ºC | máx: 29ºC
Página inicial  >  Actualidade  >  Sociedade  >  Menino-toureiro ameaça processar Comissão de ...

Polémica (COM VÍDEO)

Menino-toureiro ameaça processar Comissão de Menores

Michelito, o jovem toureiro franco-mexicano de 11 anos, impedido pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de participar em duas corridas, na semana passada, pondera agir judicialmente contra aquela instituição.

visao.pt
11:24 Terça feira, 23 de Jun de 2009

"Estamos a reunir elementos para que a Comissão de Crianças e Jovens autorize o toureiro a cumprir os contratos que tem agendados para Portugal. Se assim não for, nós pretendemos agir judicialmente contra a referida entidade", afirmou à Lusa Inácio Ramos Júnior, empresário do menino-toureiro.

Michelito foi impedido de tourear quinta feira em Lisboa, com base na inexistência de um atestado passado por um médico de Medicina do Trabalho e no peso da rês a lidar, um bezerro que pesaria entre 160 e 260 quilogramas, peso que a comissão considerou excessivo para ser lidado por um toureiro de 11 anos.

Para a Comissão, esta desproporcionalidade "encerra inerentemente um perigo físico não tolerável".

O jovem toureiro tem mais sete corridas agendadas para os próximos meses em Portugal e pretende ainda autorização para que sejam repetidas as da última semana, nas quais Michelito não pôde actuar. 

 

Palavras-chave   toureiro   michelito
Partilhar no Facebook
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
 
 
Aumentar texto  Aumentar texto Diminuir texto  Diminuir texto ImprimirImprimir Enviar por emailEnviar por email ComentarComentar
 
Partilhe este artigo: del.icio.us digg facebook myspace google search.live
 
 
32 comentários
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
Não falem em nome da criança
anita (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 14:38 | Terça feira, 23 de Jun de 2009
Esta gente sem vergonha nem escrúpulos, estão a utilizar uma criança de 11 anos para ganharem dinheiro á sua custa e depois ainda ousam fazer ameaças em nome da criança, como se uma criança de 11 anos tivesse maturidade suficiente para decidir processar alguém. Em vez de se porem a falar em nome da criança tenham mas é coragem de assumir o que pretendem e deixem de ser ridículos!
    Re: Não falem em nome da criança   
bernadeta (seguir utilizador), 1 ponto , 14:48 | Terça feira, 23 de Jun de 2009
Hipocrisia ao mais alto nível
H_Santos (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 22:23 | Terça feira, 23 de Jun de 2009
Este caso não é mais nem menos que por exemplo o das crianças que participam em campeonatos nacionais de Karts ou motociclismo. O risco de lesão está presente! Acho que ninguém pode dizer o contrário. Agora imaginem a Associação Animal a impedir estas crianças de praticar aqueles desportos. Um absurdo, não é? Então porque não consideram esta "preocupação com o bem estar da criança" um absurdo? Estes tipos são hipócritas, não há muito mais a dizer. Esta comissão nunca deveria dar ouvidos a esta associação, deveria sim preocupar-se com casos graves de negligência que existem em todo o território nacional.
É ridículo, uma associação que deveria defender os animais, fingir que se preocupa com as pessoas para assim fazer a única coisa que sabe fazer: atacar a tauromaquia! Se querem fingir que se preocupam com as pessoas assim como fingem que se preocupam com os animais, criem uma associação paralela, qualquer coisa como ANIMF -"associação nortenha de intervenção no mundo infantil".Tanta procura pelo protagonismo fácil já chateia. A vossa campanha de auto-promoção já teve os efeitos pretendidos: já toda gente conhece o Sr. Moutinho, Companhia Lda.
    Re: Hipocrisia ao mais alto nível   
bernadeta (seguir utilizador), 1 ponto , 22:37 | Terça feira, 23 de Jun de 2009
pensemos um pouco
gaitapraisto (seguir utilizador), 1 ponto , 15:22 | Terça feira, 23 de Jun de 2009
O direito de massacrar um touro até à morte num espectáculo de entretenimento numa sociedade que alega proteger os animais e poupá-los a sofrimento desnecessário já é difícil de compreender por adultos pois não se enquadra num código ético minimamente estruturado (qual a diferença entre maltratar um touro ou um cão, se ambos têm sistema nervoso central), então mais difícil se torna para uma criança. É evidente que este menino, sendo aplaudido nos seus actos de crueldade só pode desenvolver uma personalidade esquizofrénica e desprovida de compaixão. Premiar-se a arrogância, a vaidade e a crueldade sobretudo em fase de desenvolvimento do carácter é, no mínimo, deseducativo.
    Re: pensemos um pouco   
H_Santos (seguir utilizador), 1 ponto , 22:46 | Terça feira, 23 de Jun de 2009
    Re: pensemos um pouco   
Mia Maria (seguir utilizador), 1 ponto , 11:27 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
    Re: pensemos um pouco   
H_Santos (seguir utilizador), 1 ponto , 11:52 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
    Re: pensemos um pouco   
gaitapraisto (seguir utilizador), 1 ponto , 14:25 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
    Re: pensemos um pouco   
H_Santos (seguir utilizador), 1 ponto , 14:48 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
    Re: pensemos um pouco   
gaitapraisto (seguir utilizador), 1 ponto , 14:58 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
    Re: pensemos um pouco   
gaitapraisto (seguir utilizador), 1 ponto , 14:47 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
    Re: pensemos um pouco   
Mia Maria (seguir utilizador), 1 ponto , 15:53 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
hum, um mundo a preto e branco
gaitapraisto (seguir utilizador), 1 ponto , 22:48 | Terça feira, 23 de Jun de 2009
Então para o H. Santos não se pode lutar pelos direitos dos animais e pelos direitos das crianças, ou se faz uma coisa ou outra, é isso? Estranho, para mim é fácil conciliar... Além do mais é um absurdo afirmar que a CPCJ não tem autonomia e que anda a reboque da Associação Animal. E não leve o caso tão a peito porque não é uma questão pessoal contra a tauromaquia; é contra a exploração e abuso daqueles que não têm voz. Não pertenço à AA mas admiro muito o seu trabalho e coerência.
    Re: hum, um mundo a preto e branco   
H_Santos (seguir utilizador), 1 ponto , 22:55 | Terça feira, 23 de Jun de 2009
liberdade e democracia
gaitapraisto (seguir utilizador), 1 ponto , 23:05 | Terça feira, 23 de Jun de 2009
A liberdade de expressão concede-lhe o direito de dizer o que quiser e sujeitar-se a ouvir o que não quer. Relativamente ao voluntariado, cada um faz o que quer com o seu tempo livre, já não lhe reconheço é o direito de decidir como é que cada um emprega o seu. Isto é sem dúvida um caso de exploração infantil. O papel dos pais é abrirem horizontes para os filhos e não confiná-los às suas escolhas pessoais. Basta ver este video para perceber que o menino se comporta como um homem pequeno e não como uma criança.
    Re: liberdade e democracia   
H_Santos (seguir utilizador), 1 ponto , 23:12 | Terça feira, 23 de Jun de 2009
    Re: liberdade e democracia   
bernadeta (seguir utilizador), 1 ponto , 23:20 | Terça feira, 23 de Jun de 2009
preconceitos
gaitapraisto (seguir utilizador), 1 ponto , 23:22 | Terça feira, 23 de Jun de 2009
Não sei quem é o sr.Morato, mas também é indiferente. Quando diz que o touro não é massacrado, esclareça-me: o embolamento dos cornos parece-lhe uma acção ternurenta? O sangue que jorra do touro é talvez falso para dar emoção? O retirar das bandarilhas também não custa nada, seguramente. E as horas ou dias que espera no matadouro também é canja. Então e explique-me lá qual é a diferença entre um cão e um touro em termos de capacidade de sentir dor, stress ou sofrimento porque os biólogos e os etólogos não vêem nenhuma. Ou então explico-lhe eu: é um mero preconceito discriminatório que já foi usado por outras pessoas relativamente a outros seres considerados inferiores, como as mulheres, os negros, os homossexuais, os judeus, os índios, etc
    Re: preconceitos   
H_Santos (seguir utilizador), 1 ponto , 0:19 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
há pais e pais
gaitapraisto (seguir utilizador), 1 ponto , 23:31 | Terça feira, 23 de Jun de 2009
Não, não acho que cedam a pressões desse tipo. Concordo consigo que há outros casos de abuso em que os pais esquecem o seu papel e projectam os seus sonhos frustrados nos rebentos nesses casos das pequenas estrelas de futebol que refere, dos pequenos cantores/actores, etc. De qualquer forma o que foi feito foi regulamentar as condições de trabalho e não sei se de facto poderão ir muito mais longe senão fiscalizando se ao menos as regras são cumpridas. Mas neste caso é pior, porque o risco de comprometer a integridade física e emocional da criança é consideravelmente maior.
discriminação
gaitapraisto (seguir utilizador), 1 ponto , 0:15 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
Vivemos no mesmo mundo mas temos dele percepções diferentes e defendemos pontos de vista também diferentes, como é saudável para qualquer sistema. Nós somos animais, aliás partilhamos 98% do ADN com os grandes símios. No percurso evolutivo houve fracturas que resultaram em espécies diferentes, mas somos primatas, mamíferos, vertebrados e partilhamos essas classificações com muitas outras espécies. A não ser que renegue a teoria evolucionista e me diga que é um partidário do creacionismo, as vacas não foram feitas para dar leite, assim como as mulheres não foram feitas para servir os homens. Partilhamos com a maior parte das espécies a capacidade de sentir dor, prazer, medo, de construir relações sociais, de prezar a vida. Sempre que, ao longo da história, aprisionámos, escravizámos, subjugámos ou exterminámos, fizemo-lo em nome da inferioridade das vítimas. Hoje já não aceitável no mundo ocidental escravizar uma mulher ou açoitar um índio alegando inferioridade da vítima. Assim será com as outras espécies animais que partilham connosco o planeta. Até lá, muitas pessoas se insurgirão, como se insurgiram nos outros movimentos de libertação.
    Re: discriminação   
H_Santos (seguir utilizador), 1 ponto , 0:31 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
    Re: discriminação   
bernadeta (seguir utilizador), 1 ponto , 9:13 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
seria bom
gaitapraisto (seguir utilizador), 1 ponto , 1:06 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
Acredito que gostasse que os defensores dos animais estivessem todos à porta do Campo Pequeno, mas felizmente são muitos mais e a crescer todos os dias porque este processo é imparável. O Nobel Isaac Bashevis Singer disse "os homens convenceram-se a si próprios que eram os reis da criação; que todas as outras criaturas foram criadas para lhe fornecerem alimento, peles, para serem atormentados, exterminados. Em relação aos animais, todas as pessoas são Nazis; para os animais é eternamente Treblinka." Theodor Adorno, filósofo alemão, também ele judeu, disse "Auschwitz começa sempre que alguém olha para um matadouro e pensa: são apenas animais." Nenhum deles teve problema em comparar a sorte do seu grupo com a dos animais, porque os argumentos para a sua subjugação foram de facto os mesmos. É este o princípio da descriminação: considerar que é legítimo explorar, maltratar, matar todos aqueles que consideramos diferentes de nós e que classificamos como inferiores.
exercício de inversão de papéis
gaitapraisto (seguir utilizador), 1 ponto , 8:44 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
A realidade ou a verdade são conceitos muito complicados, porque cada um tem a sua e ainda bem que assim é. É ao nível da argumentação que os movimentos sociais ganham força, iniciados por minorias e contra as maiorias instaladas nas suas certezas. Eu não tenho certezas de nada, mas acredito que a tendência é no sentido de reforçar uma sociedade que prima cada vez mais pelo direito em detrimento da força.
Façamos só um pequeno exercício: supondo que chegariam à Terra uns alienígenas altamente avançados, com capacidade para nos dominar e que alegassem a sua superior inteligência para nos escravizarem, tirarem a pele para fazer luvas, inseminarem artificialmente as mulheres para as mungirem, obrigarem-nos a correr num recinto onde nos picavam para nos ver saltar ou lutar, sem sequer nos explicarem as regras do jogo, o que acharia dessa espécie? Decerto lhes reconheceria o direito de o fazerem pois eram de facto superiores e tinham o poder, mas penso que os consideraria uns bárbaros, não?
animais, circo, exploração infantil
H_Santos (seguir utilizador), 1 ponto , 19:24 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
Há uma Associação em Portugal, a Associação Animal, cujo Presidente e porta-voz é o mediático Senhor Miguel Moutinho que tem vindo a desenvolver uma autêntica cruzada contra tudo e todos que no seu entender, abusam ou maltratam os animais: Touradas, Matadouros, Criadores de Gado e de Aves, Transportadores de Gado e nos últimos tempos os Circos. Refere este Senhor que pode haver Circo sem animais e apresenta, normalmente, como exemplo , o CIRQUE DU SOLEIL. Concordo que o CIRQUE DU SOLEIL é um espectáculo magnifico e de uma beleza cénica única e na verdade sem animais, mas com aproveitamento e recurso à exploração do trabalho infantil! Senhor Moutinho, o Cirque du Soleil tem artistas com idades que deviam estar junto das suas famílias, nas suas terras de origem, com crianças da sua idade e não sujeitas ao tipo de actividade que exercem no Cirque du Soleil. Pergunto ao Senhor Moutinho se vai desenvolver qualquer tipo de campanha para protecção desses menores, sujeitos diariamente e em horários muitas das vezes inapropriados, a trabalhos que não deviam executar…
No Cirque du Soleil substitui-se o animal pela exploração das crianças; Que moral tem o senhor para criticar este menino?

Nota. Este comentário não é da minha autoria, é de um Sr. Miguel de Lisboa que o publicou no site do Público. Mas subscrevo na totalidade.
    Re: animais, circo, exploração infantil   
gaitapraisto (seguir utilizador), 1 ponto , 22:38 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
Que tristeza estes portugueses
smuggle (seguir utilizador), 1 ponto , 1:10 | Sexta feira, 26 de Jun de 2009
Realmente... e ver para querer... estes Portugueses Tristes sao fantasticos... sabem criticar o rapaz por fazer algo que gosta, ja e por ser menor porque neste caso esta na tauromaquia, e for nas suas queridas telenovelas e morangos com acucar ja nao sao menores... É isso né???
Acordem seus tristes, em vez de criticarem algo pelo que nao tem razao de ser, pois nao defende os vossos interesses. Aprendam, e nem a tauromaquia é razão... vejam quantos animais morrem em Portugal numa arena, e quantas morrem para que possam ter o vosso tapete de pele de vaca, os seus sofas, sapatos novos, carteiras.. por ai... Ai ja não é coitados dos animais... Tristes
Animais=pessoas?!
H_Santos (seguir utilizador), 0 pontos (Mal Educado), 23:42 | Terça feira, 23 de Jun de 2009
Ok, já começou a conversa, agora os animais são iguais ás mulheres e aos negros? Um animal é igual a um humano? Daqui a pouco está a defender o direito ao voto dos animais!
Os animais são diferentes de nós, não há dúvida disso. Os animais têm um destino utilitário para os humanos, não há dúvida disso também. No caso do toiro bravo o destino são as touradas, assim como no caso da raça bovina mirandesa o destino é a alimentação. O das vacas leiteiras é dar leite, etc. etc. Em que Mundo vive? Não deve ser o mesmo que o meu de certeza.
Os nossos pontos de vista não divergem apenas na questão da tauromaquia mas em toda a concepção e percepção do Mundo.
    Re: Animais=pessoas?!   
bernadeta (seguir utilizador), 1 ponto , 23:52 | Terça feira, 23 de Jun de 2009
    Re: Animais=pessoas?!   
H_Santos (seguir utilizador), 1 ponto , 0:00 | Quarta feira, 24 de Jun de 2009
32 comentários
Página 1 de 1   
Partilhe os seus comentários com os seus amigos no Facebook!
Faça login pelo Facebook
Partilhe este site!
PUB
 
Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade na Visão
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo.
Clique aqui para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para redaccao@visao.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.
Grupo ImpresaACAP