Sexta-feira, 12 Mar
FARMÁCIAS:   Lisboa - Farmácia Camões
    |    TRÂNSITO:   Lisboa  
Trânsito intenso na 2ª Circular no sentido A36 (CRIL) - A1 - Sacavém entre Benfica e o Colégio Militar.
  2ª Circular
    |    TEMPO:   Lisboa   Limpo   min: 7ºC | máx: 14ºC
Página inicial  >  Actualidade  >  Portugal  >  Medina Carreira diz que Programa Novas ...

Polémica

Medina Carreira diz que Programa Novas Oportunidades é "trafulhice" e "aldrabice"

O antigo ministro das Finanças Medina Carreira arrasou na noite de terça-feira o programa Novas Oportunidades, classificando-o de "trafulhice" e "aldrabice", defendendo um regime educativo exigente como condição para a integração no mercado de trabalho.

Lusa
4:36 Quarta-feira, 9 de Dez de 2009

O antigo ministro das Finanças Medina Carreira arrasou na noite de terça-feira o programa Novas Oportunidades, classificando-o de "trafulhice" e "aldrabice", defendendo um regime educativo exigente como condição para a integração no mercado de trabalho.

Convidado da tertúlia 125 minutos com..., que decorreu no Casino da Figueira da Foz, Medina Carreira disse ainda que a educação em Portugal "é uma miséria" e que as escolas produzem "analfabetos".

"[O programa] Novas Oportunidades é uma trafulhice de A a Z, é uma aldrabice. Eles [os alunos] não sabem nada, nada", argumentou Medina Carreira. Para o antigo titular da pasta das Finanças a iniciativa dos Ministérios da Educação e do Trabalho e da Solidariedade Social, que visa alargar até ao 12.º ano a formação de jovens e adultos, é "uma mentira" promovida pelo Governo.

"[Os alunos] fazem um papel, entregam ao professor e vão-se embora. E ao fim do ano, entregam-lhe um papel a dizer que têm o nono ano [de escolaridade].

Isto é tudo uma mentira, enquanto formos governados por mentirosos e incompetentes este país não tem solução", acusou.

As críticas de Medina Carreira estenderam-se aos estudantes que saem das escolas "e não sabem coisa nenhuma".

"O que é que vai fazer com esta cambada, de 14, 16, 20 anos que anda
por aí à solta? Nada, nenhum patrão capaz vai querer esta tropa fandanga", frisou.

Defendeu um regime educativo "exigente, onde se aprenda, porque os empresários querem gente que saiba".

Questionado pela jornalista Fátima Campos Ferreira, anfitriã da tertúlia, sobre a avaliação de professores, Medina Carreira classificou-a de "burrice".

"Se você não avalia os alunos, como vai avaliar os professores?", inquiriu.

Admitiu, no entanto, que os professores terão de ser avaliados, desde que exista "disciplina nas aulas, o professor tiver autoridade, programas feitos por gente inteligente e manuais capazes", argumentou, arrancando aplausos da assistência.  

 
 
Aumentar texto  Aumentar texto Diminuir texto  Diminuir texto ImprimirImprimir Enviar por emailEnviar por email ComentarComentar
 
Partilhe este artigo: del.icio.us digg facebook myspace google search.live
 
 
24 comentários
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
Cada vez...
Rafael Chust (seguir utilizador), 1 ponto , 11:44 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
Cada vez gosto mais e nutro crescente admiração pelo Dr. Medina Carreira... o engraçado é que, quando digo o mesmo entre amigos, todos concordam com a disciplina e exigência, desde que não seja com eles...

Sempre que se exige rigor e disciplina, estamos a ser "fascistas"... uma miséria, uma inversão de valores esta sociedade!
    Re: Cada vez...   
spitzer (seguir utilizador), 1 ponto , 16:16 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
    Re: Cada vez...   
Rafael Chust (seguir utilizador), 1 ponto , 16:22 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
    Re: Cada vez...   
spitzer (seguir utilizador), 1 ponto , 12:37 | Sexta-feira, 11 de Dez de 2009
empresários exigentes!!!
Epicuro (seguir utilizador), 1 ponto , 12:30 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
"exigente, onde se aprenda, porque os empresários querem gente que saiba"... este senhor não conhece o tecido empresarial português. Os empresários são a tropa fandanga mais imbecil e cretina que o país tem logo a seguir à classe politica, de onde, de resto, pertence esta peça de nome Medina Correia. Nem os alunos são parte externa ao país, nem os empresários são melhores que o resto da população. O país é composto por esta trupe torpe de professores universitários parolos, empresários patos bravos, e políticos cretinos. Este Medina Correia tem a mais valia de acumular a parolice universitária com a cretinice politica.
    Re: empresários exigentes!!!   
kizzaka (seguir utilizador), 2 pontos , 13:05 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
    Re: empresários exigentes!!!   
spitzer (seguir utilizador), 1 ponto , 15:13 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
O SABICHÃO
AM (seguir utilizador), 1 ponto , 13:08 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
Este Senhor Medina Carreira não consegue fingir a raiva que sente por não fazer parte do Governo. até parece que todos os males de que o país enferma foram criados nos últimos 4 anos e meio.
Para ele nada de bom foi feito! Que grande sabichão me saíu. É verdade que temos um mau ensino? Ou teremos antes maus Professores? O meus filhos andaram nas escolas públicas e tenho orgulho naquilo que aprenderam.Um deles está a Doutourar-se em Sistemas de Segurança, e pelo que tenho apreciado dá cartas quando comparado com alguns estrangeiros. Com frequência vemos jovens portugueses a serem premiados por esse mundo fora, recebendo os maiores elogios nos países onde se encontram.
Se o programa Novas Oportunidades é uma mentira, o que se dirá
do programa das Velhas "oportunidades "que nunca houve e só alguns conseguiram ir para as Universidades?. Dr Medina, o respeito que tinha por si esgotou-se depois de oiuvir tanta maldicência injustificada. O Sr, parece, move-se pelo ódio. Assim, NÃO!
    Re: O SABICHÃO   
spitzer (seguir utilizador), 1 ponto , 15:24 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
    Re: O SABICHÃO   
user (seguir utilizador), 1 ponto , 16:09 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
    Re: O SABICHÃO   
spitzer (seguir utilizador), 1 ponto , 13:00 | Sexta-feira, 11 de Dez de 2009
Ele não tem papas na língua
ZeValente (seguir utilizador), 1 ponto , 14:27 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
O grande problema, é que o Medina Carreia tem razão. Portugal não está tão mal como ele diz, mas basicamente tem razão.

Novas Oportunidades numa localidade onde eu tinha uma familiar a "estudar":
Foi lá, conversa com os colegas e professores/monitores e vai-se embora. Passado uns meses tem o 9º ano.
NÂO APRENDEU RIGOROSAMENTE NADA !!!!

Isto é verdade, que eu sei. Tenho uma familiar que me explicou exactamente isso. Nalguns centros ainda se fala sobre meia duzia de assuntos e já está: 9º ano garantido.
E viva as estatísticas à la Socrates.
    Re: Ele não tem papas na língua   
spitzer (seguir utilizador), 1 ponto , 15:30 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
Quem????
spitzer (seguir utilizador), 1 ponto , 14:54 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
«(...) porque os empresários querem gente que saiba.(...)»

Querem?

É por isso que o país com menos licenciados (relativamente à população total) em toda a europa, Portugal, é também dos que tem maior taxas de desemprego entre licenciados?

Concordo com Medina Carreira no seu diagnóstico do trabalho das escolas. As escolas andam a debitar imbecis sem conhecimentos, sem capacidades e sem qualquer competência. mas não será isso mesmo ADEQUADO para um país que nunca apostou na qualidade e para uma estratégia de «mão-de-obra barata»?

É verdade que somos os mais ignorantes da europa.. mas, como dizia o maestro num anúncio à TV-cabo: «mas ytambém por cinco euros...»
Avaliar o quê?
spitzer (seguir utilizador), 1 ponto , 15:07 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
Correcto. Esta avaliação dos professores é um disparate. mas então o que seria um progresso?

Já nos meus tempos de dirigente associativo estudantil a questão se colocava: «AVALIAR O QUÊ?» O que queremos avaliar? O ISEG tinha um sistema de «avaliação de conhecimentos». Já há 15 anos os estudantes queriam a redefinição deste objectivo. Pretendíamos uma «avaliação de capacidades» ou uma «avaliação de competências». Sim! porque conhecimento é bom, é essencial, mas o objectivo deve ser «saber fazer» e não «decorar sebentas».

Os professores, claro, mandaram-nos levar no cú.

E 15 anos depois, agora à escala de um sistema nacional, voltamos à ó mesmo. É preciso avaliar.. pois é.. mas avaliar o quê?! A capacidade de decorar? Conhecimentos? Competências?

O ministério do trabalho tem feito um bom trabalho na definição de objectivos de aprendizagem baseados em «competências» e não apenas em conhecimento. «SABER FAZER» e não apenas «ouvir dizer como se faz». Pena é que o ministério da educação continue povoado de autistas e incompetentes que só pensam no seu tacho e não têm nem a educação, nem os conhecimentos nem as competências para re-pensar a educação em Portugal.

Hoje, não é possível em Portugal re-pensar a educação COM o ministério da educação. re-pensar a educação implica re-pensar as pessoas que a pensam. Estes, o ME, não servem.
Só estatística!
user (seguir utilizador), 1 ponto , 16:16 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
Programa muito bom para inglês vêr!

Depois aumenta-se a escolaridade obrigatória pro 12ºano!

Como é que os putos que andam tanto tempo a estudar, e por mais esforçoq ue façam não conseguem ter boas notas, depois vêm esta educação que é dada aos "adutos" das novas oportunidades...
E REVOLTAM-SE!!!

Ja agora, quem se quiser inscrever aproveite...
Basta ir umas 2 ou 3 vezes as aulas, e depois de sacar o codigo para o computador, deixa de lá ir!
E fica com um pc todo XPTO por cerca de 330 euros
150 euros iniciais,
mais 15 euros durante 1 ano

15€ x 12 meses = 180 € ---- mensalidade da net
PC.................. 150 € ---- pagamento unico
======================
Custo final........ 330 €

quêm é amigo?
    Re: Só estatística!   
AM (seguir utilizador), 1 ponto , 17:17 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
    Re: Só estatística!   
spitzer (seguir utilizador), 1 ponto , 13:53 | Sexta-feira, 11 de Dez de 2009
Novas Oportunidades... só mesmo À tuga!
user (seguir utilizador), 1 ponto , 16:25 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
Subscrevo o comentário do Sr. Medina Carreira!

Este governo é 1fantuchada pegada!
E tudo muito bom, mas são estatísticas à la Sócrates! E sabemos bem como ele conseguiu o titulo de engº num domingo!!!

Medina Carreia tem razão naquilo que diz!
Posso afirmar com toda a certeza que o processo funciona assim, TRABALHEI desde o início num Centro novas Oportunidades... e a coisa passa-se Exactamente assim!

De facto pouco são os que aprendem algo!
Basicamente aquilo não serve para aprender NADA! O desafio lançado aos "alunos" é mostrar aquilo que aprenderam na vida... e se não sabem inventam... pois não conhecendo o "aluno" e não passando grande parte / ele não se consegue descobrir nada dele!

E em pouco +de 3 meses os alunos (que fazem o B1 (4classe), b2 (6ºano) ou B3 (9ano)) INDO 1x POR SEMANA as aulas!

Falam-se meia dúzia de coisas, tipo reciclagem, umas contas de matemática 2+2=4, escreve-se sobre 1 livro que supostamente leram, e utiliza-se o computar p/ abrir a página da net, e pouco mais!

O "aluno" tem que "compilar" 1 dossier c/os seus trabalhos…sugerem-lhe que o construam com algo a ver c/o seu trabalho/emprego!

Tudo muito bonito, mas só de aspectos exterior, pois o que interessa são as estatísticas...

E depois no dia da Certificação, outra fantochada: NINGUEM PODE CHUMBAR! Ou pelo menos quase ninguém! - só se na SESSÃO DE JURIE não disserem nada, nem o nome, pois se se candidataram a ir a jurei é porque tão preparados, logo têm que passar!
´
:)
Nada de novo
mario gomes (seguir utilizador), 1 ponto , 16:41 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
Isso já se sabia,já me tinham dito e conheci um tipo que frequentou e,enfim ,diz que se enteteve...
Maior Genocídio Cultural do século XXI
outsider (seguir utilizador), 1 ponto , 17:31 | Quarta-feira, 9 de Dez de 2009
É de louvar, mais uma vez, a clarividência e coragem de Medina Carreira. O que mais impressiona é o silêncio generalizado dos opinion makers que não dizem uma única palavra acerca deste Processo de Aprendizagem Socrático.
Ora vejam:

http://www.youtube.com/wa...
   
    Re: Maior Genocídio Cultural do século XXI   
spitzer (seguir utilizador), 1 ponto , 13:04 | Sexta-feira, 11 de Dez de 2009
MEDINA CARREIRA NÃO ESTÁ SÓ!
CORRUPTO Profissional (seguir utilizador), 1 ponto , 3:31 | Quinta-feira, 10 de Dez de 2009
O Dr. Medina Carreira não está só!

  Não se iludam os democratas espartilhados com os coletes da ditadura partidária, que seguem o "chefe" incontestado e inquestionável quase religiosamente, num culto personalizado como se duma divindade se tratasse.

Com o devido respeito pela Assembleia da República e pelos seus representantes do Povo, é uma verdade indesmentível que lá "moram" ALGUNS deputados que passam anos sem fazerem um única intervenção política, a sensação que temos é a de estarmos perante "robots" telecomandados.

A imagem que sobressai suscita uma pergunta:

Para quê tantos representantes que nada representam?

Portugal precisa urgentemente de muitos "Medinas Carreiras", isentos, independentes, sem a "canga" ideológico/partidária, corajosos e que ponham o dedo nas feridas deste pobre País, anestesiado e quase moribundo, que alucinadamente só discute computadores magalhães, aeroportos, TGVs e auto-estradas que nos conduzem a nada - vias interrompidas - usem as auto-estradas marítimas pois são essas vias que nos podem conduzir ao futuro, a Europa está cheia de encruzilhadas e muito gastas.

Força Medina Carreira, não estás só!

Cansativo
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 10:20 | Segunda-feira, 14 de Dez de 2009
Por muita razão que possa ter em alguns dos pontos que foca, Medina Carreira torna-se cansativo e alienador pelo facto de se limitar a apontar faltas em tudo e todos. Se quer realmente que o espectador preste atenção, devia contrapor os aspectos negativos com exemplos do que considera uma prática correta. Já agora, exemplos que não sejam fundados em mero saudosismo... A menos, claro está, que o seu único objectivo seja o de criticar destrutivamente só pelo gozo pessoal de o fazer.

É que para deixar de ser a pessoa que "põe o dedo na ferida", para passar a ser percepcionado como o queixinhas belicoso de serviço, vai um passo. Eu, pessoalmente, já não tenho paciência.
24 comentários
Página 1 de 1   
PUB
 
Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade na Visão
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo.
Clique aqui para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para redaccao@visao.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.
Grupo ImpresaACAP