Quarta-feira, 17 Mar
FARMÁCIAS:   Lisboa - Farmácia ...
    |    TRÂNSITO:   Albufeira  
Trânsito condicionado na A2 (Auto-estrada do Sul) no sentido Algarve - Lisboa entre o nó da A22 (Via do Infante) e o nó de Silves (Manutenção na via esquerda).
  A2
    |    TEMPO:   Lisboa   Parcialmente nublado   min: 9ºC | máx: 17ºC
Página inicial  >  Opinião  >  Filipe Luís  >  Há vida para além dos 'gays'

Há vida para além dos 'gays'

Cavaco está-se nas tintas para os casamentos 'gay'. E...?

6:02 Quarta-feira, 23 de Dez de 2009

O Presidente da República fala pouco, quando rodeado de câmaras de televisão. Em geral, usa a terceira pessoa do singular. Parece o Jardel: "O Jardel, entrou, o Jardel marcou." "O Presidente da República não deve pronunciar-se sobre isto, o Presidente da República deve manter reserva sobre aquilo." E etc.... Desta vez, porém, disse qualquer coisa, sobre os casamentos gay, motivando uma intervenção desproporcionada de um deputado do PS. Com a sua proverbial sabedoria popular, o insuspeito Jerónimo de Sousa foi o primeiro a defender Cavaco. O secretário-geral do PCP disse que as palavras do Presidente poderiam ter sido proferidas "por qualquer de nós". É que, não bem nestes, mas noutros termos, o Chefe do Estado afivelou aquele seu esgar sorridente (em que os olhos nunca sorriem...) e declarou que se está nas tintas para o casamento gay. Ele poderia ter citado Jorge Sampaio quando, durante o consulado de Durão Barroso - com Manuela Ferreira Leite, nas Finanças -, o seu antecessor considerou haver "vida para além do défice". Cavaco tem razão: caso o PS não saiba, há vida para além dos casamentos gay. O que é que se espera de um Governo que, até agora, apresentou como única iniciativa legislativa este pacote (para além do Orçamento rectificativo)? E de um PS que, nas jornadas parlamentares, escolhe como prato forte a regionalização - tema que, a discutir-se, será apenas em 2011? Até agora, o Governo modificou a avaliação dos professores, adjudicou o primeiro troço do TGV e confirmou o aumento do salário mínimo. Mínimo, como os serviços mínimos de um Executivo que parece estar à espera de cair, em Agosto, para ver se é desta que recupera a maioria absoluta.

O problema é que, no seu tom sobranceiro, Cavaco quis dizer muito mais: que a polémica da legislação sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo se destina a desviar as atenções dos assuntos que preocupam os portugueses e, logo, que o preocupam a ele. (Aliás, Cavaco não se considera "um político", classe da qual insiste sempre em pôr-se de fora). O próprio comunicado dominical de Belém, que desmente "intrigas" a propósito do conflito entre o Presidente e o primeiro-ministro, utiliza a mesma expressão sibilina: querem "desviar as atenções". Mas desviar as atenções de quê? Da má época do Sporting? Do aquecimento global? Do caso Face Oculta? Cavaco não diz.

Ora, esta "desvalorização" da agenda socialista picou o deputado Sérgio Sousa Pinto, que aproveitou para forçar um conflito institucional artificial. Pela sua voz, o PS acusa o PR de estar a "interferir na agenda partidária" e a "exorbitar a sua legitimidade". Ora, a verdade é que Cavaco, volta e meia, até tem a sua interferenciazinha. Mas não foi o PS, por António Vitorino, que lhe pediu que interviesse, perante o risco da ingovernabilidade? Que interferisse, portanto, no jogo partidário? Talvez alguns responsáveis socialistas devessem fazer como o PR: afinal, em boca fechada não entra mosca.

PS: O presidente do Supremo, Noronha do Nascimento, quer um "órgão com poderes disciplinares efectivos" sobre os jornalistas, composto por representantes da classe e - pasme-se! - outros da estrutura política do Estado (AR?, Governo?). Não sei que exemplos internacionais encontra o magistrado para fundamentar esta mentalidade controleira e policiesca. Nem se percebe a confissão implícita de impotência da Justiça para dirimir, em tribunais comuns, os conflitos que envolvam órgãos de Comunicação Social.

Palavras-chave   Opinião   Filipe Luís   Sexto Sentido
 
 
Aumentar texto  Aumentar texto Diminuir texto  Diminuir texto ImprimirImprimir Enviar por emailEnviar por email ComentarComentar
 
Partilhe este artigo: del.icio.us digg facebook myspace google search.live
 
 
31 comentários
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
Posição presidencial
NÃO TENTO (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 11:01 | Quarta-feira, 23 de Dez de 2009
Concordo com a posição do PR, deve manisfestar a sua opinião, não pode intervir na governação do país nem deve ficar calado. O ter ficado calado já o tem prejudicado a ele e ao país.
Há vida para além detodas estas manobras...
a.dúvida (seguir utilizador), 2 pontos , 14:09 | Quarta-feira, 23 de Dez de 2009
Caro Filipe Luís,

Cavaco está-se nas tintas... não fala. Ou tem alguma estratégia de falar nos dias pares e ficar calado nos dias ímpares.
Admitamos... que JSócrates e o governo estão cansados de governar. O Governo sabe que há vida para além da aprovação dos casamentos gays... o governo sabe que tem que resolver a situação da economia e combater o desemprego...
O que me parece é que se instalou um grau de intriga tão grande... que todos desconfiam de todos... e que todos estão ligados por um fio invísivel...que se partir pode afundar todos no mesmo barco.
Ah.. e nós também temos uma vida própria para além de tudo isto...
Feliz Natal e um excelente 2010.
Sara
A todos os comentadores
Santos Silva (seguir utilizador), 2 pontos , 14:02 | Quarta-feira, 30 de Dez de 2009
D. Lobo, nao é um pessoa muito fácil, merece no entanto todo o nosso respeito com o ser humano que é. Todavia sendo um porugues longe do nosso Portugal, tem por vezes dificuldade em se exprimir, quer porque desde moco, muito moco comecou a trabalhar e daí ter tido alguma dificuldade em ser um pouco mais letrado, razao pela qual se deve tolerá-lo. Peco desde já desculpa se Lobo se sentir ofendido, mas é de facto a verdade que se me afigura e a verdade para mim está acima de tudo, até mesmo que os nossos amigos fiquem magoadas com a mesma, mas, quando se é verdadeiramente Amigo há que aceitar a verdade, doutra forma, a Amizade naio tem sentido, é pura hipócrisia e esse é o lado que eu nao alinho nem nunca alinhei e jamais eunquanto me manter igual a mim mesmo, o farei.

Respeitosos cumprimemtos
Santos Silva -H amburg/Deutschland
    Re: A todos os comentadores   
a.dúvida (seguir utilizador), 2 pontos , 18:35 | Quarta-feira, 30 de Dez de 2009
    Re: A todos os comentadores   
NÃO TENTO (seguir utilizador), 1 ponto , 22:07 | Quarta-feira, 30 de Dez de 2009
    Re: A todos os comentadores   
a.dúvida (seguir utilizador), 2 pontos , 22:15 | Quarta-feira, 30 de Dez de 2009
Ainda a todos os comentadores
Santos Silva (seguir utilizador), 2 pontos , 23:11 | Quarta-feira, 30 de Dez de 2009
Evidentemente que D. Lobo, em principio, nao necessita de defensores, e, apesar de ser "meu amigo" nao me passou qualquer procuracao para o defender. Todavia, sabido e certo que é, atrevo-me a afirmar, que neste espaco, felizmente livre, "sem sencura" - já ponho entre aspas porque, óbviamente, dúvido, o que é mau- haverá, porque já constatei, comentadores indignos ou de má formacao, eventualmente queiram denegrir a pouca formacao literária do senhor em questao, isto é sabendo eu, própriamente que Lobo, apesar de pessoa bem formada, nao tem, infelizmente para si próprio, a "tal" minimamente formacao, nao o maltratem, porque aí, eu estou no terreno, ou melhor dizendo, para os Homens de armas, estou no "teatro da guerra". Por favor nao entrem em polémicas que nao teem razao de existir.
Cumprimentos
Santos Silva - Hamburg/deutschland
O PS sabe..
vguerra (seguir utilizador), 1 ponto , 12:15 | Quarta-feira, 23 de Dez de 2009
O PS sabe que deixa o país falido,como resultado de um governo mentiroso e irresponsável.Tudo isto já se detectava durante a campanha eleitoral .Mas, os jornalistas andavam entretidos com a opinião poíitica do Gato Fedorento e a destruir Ferreira Leite..
Reflexão algo descontextualizada
Olá (seguir utilizador), 1 ponto , 1:08 | Quinta-feira, 24 de Dez de 2009
É óbvio que há vida para além dos gaios. Poder-se-á mesmo avançar que há vida para além de tudo o que a nega (a vida), como sejam a violência, a guerra, a morte. A vida é indubitavelmente pujante, mas é bom que nela incluamos quem dela estava -- ou quem dela tínhamos -- excluído, ou ainda quem dela nada mais não conhecia, no melhor dos casos, do que as migalhas da condescendência social. Como os gaios, por exemplo... Há então que encontrar, nem que a contratempo, um momento no tempo, para proceder correctamente a tal inclusão. Dir-se-ia que é este o dito-cujo, não?
    Re: Reflexão algo descontextualizada   
Olá (seguir utilizador), 1 ponto , 1:18 | Quinta-feira, 24 de Dez de 2009
Este regime Socialista
caprylm56 (seguir utilizador), 1 ponto , 7:59 | Quinta-feira, 24 de Dez de 2009
Descura o interesse das pessoas sérias em detrimento dos oportunistas e habeis vigaristas de lesa Pátria.
Falsos profetas da liberdade isentos de moral civica.
Gente nova
Jacob Lopes (seguir utilizador), 1 ponto , 11:41 | Sexta-feira, 25 de Dez de 2009
Os últimos trinta anos foram um desfilar de "políticos" muito pouco interessados nos reais interesses do país. Esse facto sobressai hoje sobejamente e até aqueles que desejam um virar de página se mostram incapazes para o conseguir. Só o surgimento de gente nova, honesta e verdadeiramente empenhada na recuperação do país, conseguirá levar a bom porto tal tarefa.
Para alem dos `gays eu existo!
D.Lobo (seguir utilizador), 1 ponto , 17:36 | Domingo, 27 de Dez de 2009
Ha quem lhes chamem preconceitos,digam tudo o que quizerem mas
primeiro subam por mim arriba e se por ventura me chamam de
intoleran-te ,eu sou mesmo assim e ate a tolerancia tem limites?
qualquer dia os Homossexuais ate adotam criancinhas, ou casam
com os caes salvo sejam c/animais.E o meu torromzinho Natal
e obrigado as tolerancias modernas na nossa sociadade,
por tudo isso de preferencia o Anarquismo.D.Lobo(HH)
    Re: Para alem dos `gays eu existo!   
a.dúvida (seguir utilizador), 2 pontos , 12:16 | Terça-feira, 29 de Dez de 2009
    Re: Para alem dos `gays eu existo!   
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 11:40 | Terça-feira, 29 de Dez de 2009
    Re: Para alem dos `gays eu existo!   
a.dúvida (seguir utilizador), 2 pontos , 12:09 | Terça-feira, 29 de Dez de 2009
    Sarcasmo, não?   
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 23:29 | Terça-feira, 29 de Dez de 2009
    Re: Sarcasmo, não?   
a.dúvida (seguir utilizador), 2 pontos , 10:22 | Quarta-feira, 30 de Dez de 2009
    Re: Para alem dos `gays eu existo!   
NÃO TENTO (seguir utilizador), 1 ponto , 20:25 | Terça-feira, 29 de Dez de 2009
    Re: Para alem dos `gays eu existo!   
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 23:30 | Terça-feira, 29 de Dez de 2009
    Re: Para alem dos `gays eu existo!   
NÃO TENTO (seguir utilizador), 1 ponto , 9:19 | Quarta-feira, 30 de Dez de 2009
    Re: Para alem dos `gays eu existo!   
a.dúvida (seguir utilizador), 2 pontos , 10:29 | Quarta-feira, 30 de Dez de 2009
    Re: Para alem dos `gays eu existo!   
NÃO TENTO (seguir utilizador), 1 ponto , 20:59 | Quarta-feira, 30 de Dez de 2009
    Re: Para alem dos `gays eu existo!   
minoninha (seguir utilizador), 1 ponto , 11:39 | Sexta-feira, 8 de Jan
Ja dizia a minha Avo!
D.Lobo (seguir utilizador), 1 ponto , 20:06 | Terça-feira, 29 de Dez de 2009
Quem nao se sente ,nao e filho de boa gente.
Longe de mim e que nao me apeguem a doenca;
agora ja armei a comfussao,esta o caldo entornado.
Maricas, maricoes,bixas e etc.ho meu muita areia para minha camineta,Casar numca na vida se fosse eu que manda-se?
registados no resisto civil,para efeitos dos impostos para pagar ao estado.Apoiado tambem sou moderno virado para o feturo.
O meu cantinho aonde Nasceu Portugal ai deles se ainda fosse vivo o
D.Afonso Henriques.HH
    Re: Ja dizia a minha Avo! Coitada da Senhora   
PIANINHO (seguir utilizador), 1 ponto , 0:48 | Quinta-feira, 7 de Jan
    Re: Ja dizia a minha Avo! Coitada da Senhora   
NÃO TENTO (seguir utilizador), 1 ponto , 9:53 | Quinta-feira, 7 de Jan
Para acabar com a Polemica (Sarcasmo)
D.Lobo (seguir utilizador), 1 ponto , 20:25 | Quarta-feira, 30 de Dez de 2009
Chamem-me tudo o que quizerem ? (Virtualmente)
digam o que disserem!
So uma coisa na vida numca jamais comsiguiram;tirarem-me o Direito
de penssar e de falar como nos outros Tempos.
Pare Escute e Olhe.
Bem ajam e um abraco apesar do `Sarcasmo?
    Re: Para acabar com a Polemica (Sarcasmo)   
a.dúvida (seguir utilizador), 2 pontos , 22:27 | Quarta-feira, 30 de Dez de 2009
Meu deus
registada (seguir utilizador), 1 ponto , 12:26 | Terça-feira, 5 de Jan
Aonde este mundo vais parar com tanta gente que nao se conseguem entender uns com uns outros ....o mundo esta a evoluir e nos com ele tambem evoluimos ....ja nao estamos na idade em que se namorava as janelas ....e tudos temos direitos sim porque somos tudos seres humanos mas cada um pensa a sua maneira afinal os gays sao seres humanos e nao bichos ou monstros....
Haverá?
Agridoce.Lx (seguir utilizador), 1 ponto , 12:01 | Segunda-feira, 11 de Jan
http://jn.sapo.pt/PaginaI...
31 comentários
Página 1 de 1   
PUB
 
Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade na Visão
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo.
Clique aqui para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para redaccao@visao.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.
Grupo ImpresaACAP