Sábado, 31 Jul
FARMÁCIAS:   Lisboa - Farmácia ...
    |    TRÂNSITO:   Gondomar  
Trânsito condicionado no IC29 no sentido Porto - Gondomar entre o nó de São Cosme e o nó de São Pedro da Cova. (Motivo: Manutenção - Faixa: Direita)
  IC29
    |    TEMPO:   Lisboa   Limpo   min: 17ºC | máx: 29ºC
Página inicial  >  Actualidade  >  Sociedade  >  Como evitar o bullying?

Dossiê Multimédia

Como evitar o bullying?

A VISÃO desta semana revela casos, os sinais e os vários géneros do fenómeno que terá levado um menino de 12 anos ao suicídio. Indica também pistas para uma prevenção eficaz. LEIA A REVISTA DESTA SEMANA E VEJA AQUI A INFOGRAFIA INTERACTIVA PARA SABER MAIS SOBRE ESTE PREOCUPANTE FENÓMENO

11:06 Quinta feira, 11 de Mar de 2010

PARA MAIS INFORMAÇÕES, PROCURE NO PORTAL DO BULLYING OU LIGUE PARA O NÚMERO DE APOIO DISPONIBILIZADO PELA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROFESSORES - 961 033 059.

Palavras-chave   bullying   violência nas escolas   confap   educação
Partilhar no Facebook
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
 
 
Aumentar texto  Aumentar texto Diminuir texto  Diminuir texto ImprimirImprimir Enviar por emailEnviar por email ComentarComentar
 
Partilhe este artigo: del.icio.us digg facebook myspace google search.live
 
 
97 comentários
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
REFORÇAR VALORES
a.dúvida (seguir utilizador), 7 pontos (Bem Escrito), 18:54 | Sexta feira, 5 de Mar
Penso que ninguém ficou indiferente à tragédia daquele menino de 12 anos, Leandro, que se lançou às águas do rio Tua.
O bullying nas escolas portuguesas, o gesto desesperado deste jovem devem constituir motivo de preocupação de toda a sociedade, porque vivemos no séc. XXI, e este tipo de praticas são quase animalescas.

O bullying sempre existiu ! Podia estar mais ou menos camuflado, e ser designado de diversas formas, mas não é um fenómeno novo.

E não é só nas escolas que ocorre. As escolas são os locais mais vísiveis e expostos aos olhos da sociedade.

Não sendo um problama de fácil resolução, ele deveria merecer toda a atenção dos nossos políticos. Penso que o nosso sistema educativo precise reforçar os seus valores...

As crianças mais dependentes dos pais para a sua autonomia, tornam-se os alvos mais fáceis dos colegas agressores. As famílias, encarregados de educação e toda a comunidade tem que estar atenta.

O que serão os homens e mulheres de amanhã ??? É uma pergunta inquietante, pelo menos para mim.

Os pais devem prestar atenção nos seus filhos.

Sara
    Re: Hora de dizer: O REI VAI NU!...   
venenoso2010 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:36 | Segunda feira, 8 de Mar
    Re: Hora de dizer: O REI VAI NU!...   
a.dúvida (seguir utilizador), 2 pontos , 23:54 | Segunda feira, 8 de Mar
    Re: Hora de dizer: O REI VAI NU!...   
provocador2010 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:25 | Terça feira, 9 de Mar
    Re: Hora de dizer: O REI VAI NU!...   
a.dúvida (seguir utilizador), 2 pontos , 7:41 | Terça feira, 9 de Mar
    Re: Hora de dizer: O REI VAI NU!...   
provocador2010 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:55 | Terça feira, 9 de Mar
    Re: Hora de dizer: O REI VAI NU!...   
a.dúvida (seguir utilizador), 2 pontos , 21:17 | Terça feira, 9 de Mar
    Re: Hora de dizer: O REI VAI NU!...   
provocador2010 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:39 | Terça feira, 9 de Mar
    Re: Hora de dizer: O REI VAI NU!...   
venenoso2010 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:50 | Terça feira, 9 de Mar
    Re: Hora de dizer: O REI VAI NU!...   
venenoso2010 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:58 | Terça feira, 9 de Mar
    Re: Hora de dizer: O REI VAI NU!...   
a.dúvida (seguir utilizador), 2 pontos , 7:47 | Terça feira, 9 de Mar
    Re: Hora de dizer: O REI VAI NU!...   
venenoso2010 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:17 | Terça feira, 9 de Mar
    Re: Hora de dizer: O REI VAI NU!...   
venenoso2010 (seguir utilizador), 1 ponto , 1:04 | Terça feira, 9 de Mar
    Re: Bem visto!...   
provocador2010 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:06 | Segunda feira, 8 de Mar
    Re: Bem visto!...   
rositamacomoascobras (seguir utilizador), 1 ponto , 23:29 | Segunda feira, 8 de Mar
    Re: Bem visto!...   
provocador2010 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:52 | Segunda feira, 8 de Mar
    Re: REFORÇAR VALORES   
mferncosta (seguir utilizador), 1 ponto , 19:01 | Sexta feira, 5 de Mar
    Re: REFORÇAR VALORES   
a.dúvida (seguir utilizador), 2 pontos , 19:36 | Sexta feira, 5 de Mar
    Re: REFORÇAR VALORES   
mferncosta (seguir utilizador), 1 ponto , 11:31 | Sábado, 6 de Mar
    Re: REFORÇAR VALORES   
NÃO TENTO (seguir utilizador), 1 ponto , 10:36 | Terça feira, 9 de Mar
    Re: REFORÇAR VALORES   
a.dúvida (seguir utilizador), 2 pontos , 14:48 | Terça feira, 9 de Mar
    Re: REFORÇAR VALORES   
jvpaiva (seguir utilizador), 1 ponto , 11:37 | Terça feira, 9 de Mar
    Re: REFORÇAR VALORES   
a.dúvida (seguir utilizador), 2 pontos , 15:00 | Terça feira, 9 de Mar
    Re: REFORÇAR VALORES   
Deutefa88 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:46 | Quinta feira, 18 de Mar
    Re: REFORÇAR VALORES   
Sabetudo (seguir utilizador), 1 ponto , 5:17 | Sexta feira, 19 de Mar
Responsabilização de pais e comunidade
sophiasousa (seguir utilizador), 5 pontos (Bem Escrito), 16:08 | Sexta feira, 5 de Mar
Boa tarde,
O conceito de bullying foi introduzido na Escandinávia na década de 1980, designando a existência repetida de comportamentos agressivos entre pares, numa "luta" desigual entre uma vitima e um agressor. O agressor é normalmente uma pessoa com uma baixa resistência à frustração e com dificuldades a nivel da socialização. A vitima, por sua vez, tende a ser uma pessoa introvertida, com baixa auto-estima, que não reage nem se queixa. O veiculo mais rápido, para algumas crianças e adolescentes, de se afirmarem perante si próprias e perante os demais é através da violência e agressão fisicas. Tal traz-lhe reconhecimento. O reconhecimento que quiçá não têm em casa. Todos sabemos, em contrapartida,que a agressividade existe como mecanismo de defesa. A agressividade vista deste prisma constitui como que uma ferramenta de sobrevivência. Ora, no bullying temos o oposto, isto é, uma agressividade fruto de práticas educativas menos construtivas. Quiçá de quadros de negligência familiar.
Por outro lado, o bullying aparece muitas vezes camuflado porque tende, por um lado, a ocorrer em locais afastados da vigilância de adultos e, por outro lado, a ser confundido com brincadeiras de miúdos. Claro que o conflito está presente no dia-a-dia do jovens mas quando este passa para uma agressividade repetida, algo de errado se passa. Por isso, sim, defendo a responsabilização dos pais, da própria escola e dos alunos. Porque o bullying é uma questão social.
    Re: Responsabilização de pais e comunidade   
sophiasousa (seguir utilizador), 1 ponto , 11:49 | Quinta feira, 11 de Mar
    Desculpa   
Joaquimalbertodias (seguir utilizador), 1 ponto , 14:03 | Segunda feira, 8 de Mar
A culpa
anam (seguir utilizador), 5 pontos (Interessante), 17:12 | Segunda feira, 8 de Mar
Tenho o meu filho numa escola privada. Sim, pago um pequeno balúrdio para ele lá estar e privo-me de muitas outras coisas na vida, pouco importantes quando comparadas com a educação, com o bem-estar, com a felicidade do meu filho. Mas de cada vez que saio de lá - e vou à escola frequentemente - saio feliz por cada cêntimo ali gasto. Isso não ne faz descurar o meu papel de educadora, de mãe. Pelo contrário, eu e o pai assumimos esse papel, permanencendo atentos, indo à escola para ouvir e falar dele, interessando-nos por ele e pelas suas coisas. Amar os nossos filhos não é apenas sacrificarmo-nos por um bom colégio. Amá-los é ter tempo para eles, é educá-los, é ter uma paciência inesgotável, é dizer-lhes não, é ajudá-los a crescer. Mas hoje em dia nem pais nem professores se preocupam com o essencial: as crianças e o seu pepel junto delas. Se houver um comprimido (parece que é a ritalina) que resolva e faça por eles o que eles não fizeram, melhor. Na verdade, as crianças são o 'problema' dos pais e dos professores e, no fundo, são também elas quem carrega esse lixo todo às costas, na falta de atenção,de cuidados, de empenho, de trabalho. Os professores querem mais dinheiro, menos horas de trabalho; mas não se manifestam por melhores condições. Os pais querem que alguém faça o papel deles. As crianças são a culpa e carregam a culpa. Vejo que muitas crianças têm vidas horríveis, de sofrimento intenso. É a vida dos adultos à sua volta. Sim, eles criam-se. Infelizes e mal formados
    Re: A culpa   
Deutefa88 (seguir utilizador), 1 ponto , 9:53 | Sexta feira, 19 de Mar
A educação floresce pelo saber e pelo exemplo
FSTavares (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 23:36 | Segunda feira, 8 de Mar
O bullying combate-se com mais educação, mais saber e mais cultura. Todos somos responsáveis. Costuma dizer-se que é melhor convencer do que vencer. Isto é, se tivermos a eloquência suficiente, se soubermos mostrar que é mais útil, que se ganha mais em ser bem educado, em respeitar os outros, em estudar com afinco, etc. , melhor. Todos devemos educar toda a gente e educar, sobretudo, pelo exemplo. Mas somos tanto mais responsáveis e, naturalmente, mais eficazes, se formos cultos, se formos bem educados. Se dermos o exemplo. Um pai e uma mãe educados, cultos e sabedores, educarão melhor os seus filhos. Um professor culto, educado, sabedor, interessado pelos seus alunos, educará melhor os seus alunos. O problema é quando pais e professores não têm o saber suficiente. Resumindo, os pais, para educarem bem, terão que ter recebido conhecimentos suficientes dos seus pais e dos seus professores. Serão os professores mais responsáveis pela educação das crianças e adolescentes do que os pais, quando estes não têm o nível intelectual e o somatório de conhecimentos requeridos para dar uma boa educação? Ou os pais, mesmo sendo humildes, pouco cultos e com fraco nível escolar, serão sempre os responsáveis únicos pela educação? Haverá pais que, conscientemente e deliberadamente, não dão aos filhos o melhor que podem?
De Pequenino...
kizzaka (seguir utilizador), 2 pontos , 18:57 | Sexta feira, 5 de Mar

Concordo. A CNAP sabe que as crianças reflectem os padrões de comportamento doméstico. Em lares de pais que falam aos gritos é normal ver o mesmo comportamento nos miúdos. E se as crianças são inimputáveis...
opinando a propósito
Zé Cravinho (seguir utilizador), 2 pontos , 16:46 | Sábado, 6 de Mar
Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velho
(quase 86 anos)não tenho capacidade para dar uma opinião de carácter pedagógico,mas digo que a exibição de Filmes de sexo e violência nas Televisões e agora também na internet,as Discotecas de música ruidosa e alienante,tudo isto contribui para embrutecer
a «Jumentude«.Aqui na Holanda também existe êsse mal nas Escolas
a que os holandeses chamam «pesten«ou seja empestar a vida de
outrem de tal modo que fica com traumas para toda a vida.
De facto,presentemente a «Jumentude« está muito malcriada e sem
civismo.Não sei qual poderá ser o «remédio«para êste mal social.
Argumentum baculinum?!
Colégio Privado de renome em Lisboa
maria teresa (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 16:47 | Domingo, 7 de Mar
Um professor vira-se para a minha filha tinha ela 7 anos e depois da criança se queixar de dores de garganta a besta sugere-lhe que pegue numa faca e a corte
Quando a fui buscar no final das aulas ao colégio a menina desata a chorar e contou-me o que se tinha passado
Fui ao colégio falar com a pseudo psicologa do 1º ciclo e pedi para que a menina fosse mudada de turma A psicologa disse-me que realmente já dois pais de colegas da turma lhe tinham dito que o professor não se dava muito bem com menina e que inclusive até fumentava um afastamento dos seus colegas para não brincarem com ela Perante esta revelação, que desconhecia desatei a chorar A senhora disse que ia fazer tudo para que ela mudasse de turma não podia continuar asssim propos uma reunião com o director católico, para se pôr a questão Falamos 3 vezes expus o problema á associação de pais a presidente era advogada, não consegui nada falei com ela horas até parecia que babava com tanta tristesa Falei com o delegado de pais da turma e com a mulher horas promessas que tudo faria nada Resultado a menina ficava de castigo posta pelo montro do professor e pela fantastica psicologa, diariamente SEM SABER PORQUE, NUNCA, SENTADA NA CADEIRA DOS BURROS EM FRENTE A PORTA DO RECREIO (Á VISTA DOS COLEGUINHAS NÃO PODIA BRINCAR) AO LADO DA SALA DOS PROFESSORES QUE, QUE NADA FIZERAM Foram assim 4 meses quando o senhor catolico me chamou para me informar que no ano seguinte as minhas 2 filhas não podiam renovar a sua inscrição
    Re: Colégio Privado de renome em Lisboa   
Sabetudo (seguir utilizador), 1 ponto , 14:38 | Sexta feira, 12 de Mar
    Re: Colégio Privado de renome em Lisboa   
admirado (seguir utilizador), 1 ponto , 22:33 | Sábado, 13 de Mar
    Re: Colégio Privado de renome em Lisboa   
Sabetudo (seguir utilizador), 1 ponto , 23:30 | Sábado, 13 de Mar
    Re: Colégio Privado de renome em Lisboa   
Sabetudo (seguir utilizador), 1 ponto , 14:49 | Sexta feira, 12 de Mar
    Re: Colégio Privado de renome em Lisboa   
Sabetudo (seguir utilizador), 1 ponto , 15:03 | Sexta feira, 12 de Mar
Resultado da Evolução (cont.)
SmIs (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 23:51 | Domingo, 7 de Mar
Bom, mas não é bom pensar assim, senão qualquer dia inventam novos meios para não contabilizar determinados crimes, tal como nas estatísticas do desemprego não constam aqueles que estão em formação ou são beneficiários do tão popular rendimento de inserção social…mas isto é outra conversa.
Aos pais que consideram a televisão, a internet e os vídeo jogos como o grande mal, resta-me apenas deixar sugestões: codifiquem os comandos das televisões para impedir o acesso a determinados canais e ou após determinadas horas, retirem eventualmente os canais por cabo nos quartos das crianças, digam não a comprar jogos violentos só porque está na moda e a criança/jovem quer muito, em relação à internet a grande dificuldade é que muitos dos pais não têm conhecimentos que permitam a utilização da funcionalidade de supervisão parental, bom … ou tentam aprender um pouco antes de lhes colocarem os computadores na mão ou negam-lhes o acesso à internet, mas assumam a vossa responsabilidade enquanto pais, pois apontar estes elementos como causas é passar um atestado de incompetência a si próprios, como diria a minha avó o problema n.º 1 é “não terem mão nos filhos” e nesse caso ou invertem a situação ou não há supervisão e “controle” que vos valha, se no final a criança/jovem leva a “dela avante””, culpando-se por isso o mundo que a rodeia.
Violencia na escola
manolo (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 22:21 | Segunda feira, 8 de Mar
Para tudo existe explicação, para tudo existe uma desculpa. Os responsáveis deste país e alguns pseudo-intelectuais, pensadores, fazedores de opinião e afins, tem uma tendência inata para branquear as situações, mesmo que estas sejam escandalosas.
Não venham com tretas quando dizem que a violência nas escolas resulta da atitude de jovens e adolescentes oriundos de familias destruturadas, problemáticas, etc. Muitos daqueles que provocam terror nas escolas, são meninos bem, de "boas" famílias.
Os vândalos que provocam desacatos nas escolas (infra-estruturas) que foram construídas para educar, são acima de tudo delinquentes, escória, futuros criminosos da pior espécie, devendo ser tratados como tal.
Quanto aos pais serem responsabilizados, julgo que sim: estes são os principais responsáveis pela má educação que dão aos filhos.
Em vez de levarem os monstos ao psicólogo, dêem-lhes aquilo que eles merecem.
O meu filho sempre foi um aluno disciplinado, contudo na escola primária, onde as crianças aprendem as bases para o futuro, dei autorização à sua professora, para o meter na linha, se alguma vez se potasse mal.
O pai de um aluno da turma do meu filho, ficou indignado porque o menino queixou-se que a professora lhe levantou a voz. Pois aquele diligente pai deslocou-se à escola e ameaçou a professoa com um processo. Aquela criatura, transformou-se num delinquente.

    Re: Violencia na escola   
sophiasousa (seguir utilizador), 1 ponto , 14:33 | Terça feira, 9 de Mar
Educação comportamental.
Manuel Portugal Pires (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 10:42 | Terça feira, 9 de Mar
Se quisermos educar as crianças devemos acima de tudo propor-lhes modelos comportamentais.
Além disso, a criança. além de ser informada deve ser «formada» isto é que a sua personalidade tome uma «forma» adequada.

Se assim não for não podemos dizer que há «educação» e muito menos «ministério da educação».

Um «ministro» é o que «ministra», isto é o que «presta», «fornece», logo se o «ministério da educação» não fornecer educação é uma aberração (desvio) ou farsa dos seus objectivos.

Cabe aos pais a primeira responsabilidade de educar, mas nos casos de incompetência ou impossibilidade essa função deve ser exercida pelo «estado». As crianças não devem ser deixadas à deriva depois de lhes impingirem noções do «aeiou».
A letra «mata» mas o «espírito» dá vida.
Um espelho que se chama EDUCAÇÃO
João Maronni (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 2:48 | Quarta feira, 10 de Mar
Concordo com o que tem sido dito na maioria dos comentários acima supracitados. A educação é um dos grandes espelhos de um país, e o nosso não é famoso! Porque é que acham que Portugal encaixa tão bem no acrónimo inglês: PIIGS (Portugal, Itália, Grécia e Espanha e agora até a Irlanda)? O pilar primordial de um país é a EDUCAÇÃO, é nele que reside toda a estrutura "cimentada" que agiganta um país, ora, se Portugal possui um elevado nº (bastante significativo) de pessoas com um grau escolar abaixo daquilo que seria de esperar de um país que pertence á União Europeia, e de um país que se intitula "desenvolvido", como poderemos nós avançar para estatísticas superiores? Olhemos para a Alemanha, um país produtivo,de prestígio e de força, onde a EDUCAÇÃO merece um lugar de destaque por parte dos seus habitantes, estes auferem da percepção de que os alunos que se sentam nas carteiras das salas de hoje podem muito bem vir a ser os políticos, os professores, os médicos e os engenheiros de "amanhã"! Muitos pais,professores e políticos simplesmente não têm a visão necessária para verem a "big picture" do panorama actual. Dogmas,ideologias, mentes, cada um de nós possui todo este repertório, uns mais alargados outros mais estreitos. Não podemos é mentalizarmo-nos e acomodarmo-nos à estagnação ou à queda da educação, é meio passo para a derrocada deste grande pilar que sustenta o nome de um país. O que falta? Introspecção, clarividência ou timing? Eu diria interesse, zelo e empenho...
DEIXEM-SE DE TRETAS:
RPaul (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 22:29 | Quinta feira, 11 de Mar
Só há uma meneira, e é à moda antiga!
  Foi necessário um sacrifício de uma criança para abrirem os olhos? VERGONHA!!!
Independentemente do extrato social a que pertençam, muitas vezes estes selvajenzinhos contam com o "apoio" dos pais, que são capazes de ire bater aos professores se chamarem a atenção aos sacaninhas sobre o que andam a fazer!
Um amigo meu teve problemas e pagou uma indeminização por ter ameaçado uma miuda matulona que lhe agredia diáriamente o filho: ela, ao que consta, continua a fazer o mesmo com outras crianças, mas *fez-se justiça* e... pronto, lá o juíz e as pessoas que "fabricam" este tipo de leis foram dormir com a consciência tranquíla!
É certo que alguns pais nem sequer sonham o que os seus meninos andam a fazer; mas muitos sabem-no e nada fazem para ajudar a resolver o problema, chegando mesmo a incentivar os filhos porque, dizem, são os mais fortes que sobrevivem melhor! Os outros que aprendam a defender-se!?
Expulsão imediata das escolas dos elementos claramente provocadores e arruaceiros! Retorno, se necessário, às casas de correcção! Deixem-se de psicologias da treta! Não permitir que se confunda liberdade com libertinagem!!!
BASTA!!!
Educação
Zé Cravinho (seguir utilizador), 2 pontos , 20:37 | Sexta feira, 2 de Abr
Pois de facto,como diz João Maronni no seu comentário,a Educação
é a chave do problema.Daí a Razão do interêsse dos Jesuítas em
terem as suas Escolas e os seus Colégios Privados.Um dia,houve
alguém que afirmou o seguinte:-Dêem-me a chave da Educação do
Povo e farei dêsse Povo o que quizer.Possìvelmente talvez tivesse
sido um Jesuíta,o autor desta afirmação.
Pois EDUCAR,quer dizer CONDUZIR,ou seja indicar o CAMINHO ou seja ENCAMINAR.
Responsabilidade total dos pais !
mferncosta (seguir utilizador), 1 ponto , 19:15 | Sexta feira, 5 de Mar
e das Escolas que, sabendo bem o que se passa, nada fazem... Claro que há falta de pessoal, dos chamados agentes educativos. Alguns não têm qualquer formação e, sabendo muito bem como reagem alguns pais, nem sequer abrem a boca... Não querem aborrecimentos, ganham mal, nem no quadro estão,... etc, etc. Mas quem está à frente da Escola é responsável, quem é Ministro/a da Educação tem a chamada responsabilidade objectiva! Portanto é preciso pôr cobro a este estado de coisas.
Os pais devem e têm que ser responsabilizados. E como, muitas vezes, não aceitam regras, ou são arrogantes, imaginando que sabem tudo, concordo que haja multas, por ser a única linguagem que entendem, bem como a sua criminalização pela violência dos filhos. E já é TARDE!!! O sr. Procurador Geral da República disse há dois anos que este assunto era prioritário, porque se estavam a criar delinquentes! E é mesmo assim ! Qualquer psicologo o sabe muito bem.
    Re: Responsabilidade total dos pais !   
rositamacomoascobras (seguir utilizador), 1 ponto , 21:19 | Segunda feira, 8 de Mar
    Re: Responsabilidade total dos pais !   
jvpaiva (seguir utilizador), 1 ponto , 15:03 | Quarta feira, 10 de Mar
    Re: Responsabilidade total dos pais !   
rositamacomoascobras (seguir utilizador), 1 ponto , 21:54 | Quarta feira, 10 de Mar
Responsabilidade dos pais e NAO SÓ...
lygnus (seguir utilizador), 1 ponto , 20:37 | Sexta feira, 5 de Mar
Quando a educacao e formacao dos pais sao deficitárias, projecta-se óbviamente nos filhos, os quais, por sua vez, transportam para o ambiente escolar, o que em princípio assimilam como verdade, o seu ambiente familiar.
Asim sendo, desde há muito que existe uma necessidade imperiosa de transmitir os valores essenciais da vida, os valores humanos.
E porque é verdade que os pilares bases de uma País, seja ele qual for, assenta sobretudo e primeiramente na educacao e cultura, cabe e é exigido aos governos investirem em profissionais do sector para que lhes seja administrada matéria competente e de elevado grau.

Agora também, nao deixa por outro lado de serverdade, pasmar-mo-nos existir no século XXI, pais ou encarregados de educacao tao ignóbilmente deficitários.
97 comentários
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
Partilhe os seus comentários com os seus amigos no Facebook!
Faça login pelo Facebook
Partilhe este site!
PUB
 
Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade na Visão
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo.
Clique aqui para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para redaccao@visao.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.
Grupo ImpresaACAP